Curso de Formação: educadores/as debatem América Latina e Diversidade

Atividades aconteceram simultaneamente em Foz do Iguaçu e Medianeira

A APP-Sindicato/Foz promoveu a segunda etapa do Curso de Formação 2017, neste sábado, 15, voltado a professores/as e agentes educacionais. A atividade acontece todos os anos como parte da ação permanente de formação mantida pelo Núcleo Sindical. O curso é resultado da parceria entre o sindicato e a Universidade Federal do Paraná (IFPR), instituição que oferece a certificação aos participantes.

Nesta segunda etapa, ocorrida ao longo de todo o sábado, os educadores/as da turma de Foz do Iguaçu discutiram o tema “América Latina”, e os integrantes da turma de Medianeira refletiram e debateram sobre a “Diversidade”. A temática foi escolhida pelos participantes do curso, a partir de uma lista optativa oferecida pela organização.

Em Medianeira, educadores/as discutem diversidade
Em Medianeira, educadores/as discutem diversidade – foto APP-Sindicato/Foz

Os trabalhos formativos em Foz do Iguaçu contaram com a presença do professor Dr. Juan Pablo Sierra Tapiro, docente do curso de Serviço Social da UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-Americana). Em Medianeira, a professora Marlene Rodrigues da Silva discutiu o combate e a desconstrução do racismo e o professor Ronaldo Pires Canabarro debateu sobre o combate à LGBTfobia.

Realizado pela APP-Sindicato/Foz, por meio da secretaria de Formação, o curso oferece certificação de 32 horas. O programa formativo gratuito teve início durante a Conferência Regional de Educação, no dia 24 de junho, realizada na Unioeste/Foz. A próxima etapa do Curso de Formação está agendada para o dia 12 de agosto.