Conferência Regional da Educação define luta por mais direitos

Cerca de 100 professores, pedagogos e funcionários de escolas participaram da Conferência Regional de Educação, neste final de semana (27 e 28), no Colégio Barão do Rio Branco. Organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato), Núcleo Sindical de Foz do Iguaçu, o evento contou com representantes de nove cidades da região Oeste.

Os trabalhadores da educação realizaram um amplo debate em torno da conjuntura nacional e estadual, refletindo, propondo e avaliando os instrumentos necessários para se garantir educação pública, gratuita e de qualidade para toda a população.

O encontro, que acontece a cada três anos, serviu para renovar a pauta de reivindicação que será apresentada na VI Conferência de Educação, nos dias 01 e 02 de agosto, em Curitiba. Em Foz do Iguaçu, todo o trabalho de organização e de mobilização do fórum foi realizado pelos integrantes da direção regional da APP-Sindicato, que atuam no Núcleo Sindical de Foz do Iguaçu.

“Além do envolvimento e da efetiva participação dos trabalhadores da educação de toda a região, o nível dos debates foi intenso, resultando em uma pauta reivindicatória abrangente e que será defendida no encontro estadual”, explica Silvio Borges, presidente da APP-Sindicato.

Entre as demandas da categoria, muitas foram discutidas e apresentadas durante a greve de abril deste ano, entre elas, a hora-atividade, o lançamento de concurso público para contratação de novos profissionais, a implantação do plano de saúde, o reajuste do piso salarial, a oposição