Chapa 2 vence eleição para a direção da APP-Sindicato/Foz

Apuração terminou na manhã desta quarta-feira, no Colégio Barão do Rio Branco

A Chapa 2 – APP Independente, Democrática, de Base e de Luta venceu as eleições para a direção da APP-Sindicato/Foz com cerca de 70% dos votos válidos. A votação aconteceu nesta terça-feira (19), em nove municípios da área de abrangência do Núcleo Sindical. A pedagoga Cátia Castro foi eleita a nova presidente da entidade, para mandato de quatro anos.

Compareceram às urnas 1.158 professores e funcionários sindicalizados. O processo eleitoral foi realizado por meio de sistema eletrônico. Foram disponibilizadas 56 urnas fixas e volantes em colégios estaduais, instituições de educação especial e escolas municipais de Itaipulândia, que também são representadas pela APP-Sindicato/Foz.

APP
Chapa 2 obteve quase 70% dos votos válidos em Foz e região

Para Cátia Castro, o resultado da eleição decorre do trabalho de base realizado pela direção do Núcleo Sindical de Foz do Iguaçu. A educadora destaca também que a campanha da chapa foi baseada na discussão de propostas, em torno de um projeto sindical voltado para a organização e a mobilização dos educadores em defesa das pautas.

“A categoria atendeu ao nosso chamado, participou efetivamente da eleição e acolheu nossas propostas”, frisa Cátia Castro. “Nas visitas a escolas, fizemos da campanha um momento educativo, de diálogo e reflexão sobre o rumos do sindicato e os desafios que vamos enfrentar coletivamente para defender e resgatar direitos”, apontou.

Cátia
Cátia Castro: “Eleição é resultado do trabalho de base da direção da APP-Sindicato/Foz”

Unidade

O presidente da APP-Sindicato/Foz, Diego Valdez, afirma que os trabalhadores em educação saem fortalecidos e unificados do processo eleitoral. Para ele, escolhidas as novas direções, é necessário retomar a agenda de mobilizações e ampliar o trabalho organizativo da categoria para fazer frente aos projetos que atacam direitos e cortam serviços públicos.

“Temos de enfrentar a ameaça da reforma da Previdência e os efeitos danosos das mudanças na legislação trabalhista e no ensino médio”, ressalta Diego Valdez. “Com unidade e força, voltaremos à pauta dos educadores, como hora-atividade, reposição salarial, concurso e revogação da resolução da distribuição de aulas”, enfatiza.

Diego
Diego Valdez: “Retomar agenda de lutas com unidade e disposição”

Direção estadual

A apuração dos votos para a direção estadual da APP-Sindicato está prevista para ser concluída nesta quinta-feira (21), em Curitiba. Com mais de 13 mil voto obtidos pela Chapa 1 – Somos Mais APP, a contagem parcial indica a reeleição do atual presidente da entidade, professor Hermes Leão, para mais uma gestão à frente da entidade.

Silvio
Silvio Borges: “Em Foz e região, fizemos 65% dos votos para a direção estadual”

Em contraste com votação no Paraná, em Foz do Iguaçu e região a Chapa 2 venceu as eleições para a direção estadual da APP-Sindicato, atingindo cerca de 65% dos votos válidos. “O percentual é quase o mesmo conquistado pela nossa chapa que saiu vencedora da disputa para a direção regional”, informa o secretário de Organização da APP-Sindicato/Foz, Silvio Junior.