APP-Sindicato/Foz inscreve educadores(as) para a Semana de Pedagogia da Unioeste

São 40 vagas para trabalhadores(as) da educação sindicalizados(as); inscrições são gratuitas

De 22 a 26 de outubro, acontecem simultaneamente a XVI Semana Acadêmica e a XIII Jornada de Estudos Pedagógicos o curso de Pedagogia da Unioeste/Foz. Com o tema “Identidade e Desafios dos Profissionais da Educação”, a programação reúne palestras, oficinas pedagógicas, mesas-redondas, apresentações de trabalhos e agenda cultural.

Pedagogos(as), professores(as) e agentes educacionais filiados à APP-Sindicato/Foz podem fazer a inscrição gratuita, até o dia 10 de outubro, com a secretaria do Núcleo Sindical, pelo telefone (45) 3027-1983 ou pelo e-mail fozdoiguacu@app.com.br. Há 40 vagas disponíveis para a base.

Partindo do temário principal proposto, o evento pretende articular discussões importantes, como as politicas públicas para formação de professores, a identidade do profissional da educação na atualidade e ao longo de sua carreira.

Essa reflexão é necessária considerando as investidas de desmonte da escola pública nas últimas décadas. “Isso impacta diretamente na formação e atuação dos profissionais da educação, pois as políticas de ataques que vêm sendo empreendidas também buscam o desmonte da carreira docente, a qual muitos jovens hoje não têm nenhum estímulo para buscá-la”, afirmam os organizadores, na apresentação do evento.

Com base nos pressupostos marxistas, o encontro propõe debater criticamente questões relacionadas ao curso de Pedagogia e ao exercício da profissão, no contexto de relações de troca com o conjunto da sociedade, buscando contribuir para a democratização efetiva do ensino superior, principalmente no campo das licenciaturas.

Organizado pelo Centro de Educação, Letras e Saúde – curso de Pedagogia da Unioeste/Foz, a Semana Acadêmica e a Jornada de Estudos Pedagógicos têm o apoio da APP-Sindicato/Foz. Toda a programação é gratuita.

Programação:

22 de outubro, 19h
Cerimônia de abertura – “Luta de classes: identidade profissional do educador no contexto da sociedade capitalista”
Palestrante: Marise Ramos
Local: Auditório Alcibíades Luiz Orlando

23 de outubro, 19h
Apresentações culturais
Local: Auditório Alcibíades Luiz Orlando

24 de outubro, 19h
Oficina Pedagógica
Local: Bloco G – G1

25 de outubro, 19h
Mesa redonda: “A formação do pedagogo frente aos desafios de uma sociedade despolitizada”
Participantes: Simone Sandri e Maria de Fátima Rosa
Local: Bloco G – G1

26 de outubro, 19h
Apresentação de trabalhos
Local: Bloco G – G1

Acesse o site do evento.