APP-Sindicato/Foz convoca a base para ato em Curitiba nesta terça

Sindicado reforça a importância da participação dos profissionais da educação especial, que poderão perder suprimentos no final de julho. 

A direção da APP-Sindicato/Foz convoca a base para a mobilização estadual pelo pagamento da data-base que acontece nesta terça-feira, 10, em Curitiba. Professares/as e funcionários/as de escola devem confirmar a participação à secretaria do Núcleo Sindical e viajar segunda-feira, 9.

Os educadores/as têm para receber do Governo do Paraná o índice da data-base de 11,53%. A governadora Cida Borghetti (PP) insiste em pagar apenas 1% de “reajuste”. Pressionados, deputados estaduais querem apresentar emenda que concederia 2,76% de reposição, índice do IPCA.

A mobilização dos educadores/as na Capital do Estado abrangerá outas pautas da categoria. A direção do Núcleo Sindical ressalta a importância da presença no ato dos profissionais da educação especial, pois o governo pretende tirar-lhes o suprimento no final de julho, gerando o desemprego de professores/as e funcionários/as temporários, por conta do decreto n° 9.014/18.

“O Governo Cida não fará a rescisão dos contratos da educação especial, mas cancelará os suprimentos. Ou seja, os professores ficarão sem aulas e sem salários, com a promessa de que eles assumirão aulas nas escolas regulares. Mas não há vagas para esses educadores nas escolas regulares”, diz Silvio Borges, secretário de Finanças da APP-Sindicato/Foz.

“As poucas vagas existentes são para as salas de recursos, espaço que não existe em todas as instituições. Na prática, os professores/as da educação especial ficarão desempregados”, enfatiza Silvio Borges. “Por isso é fundamental que os professores/as das escolas especiais estejam conosco em Curitiba nesta terça-feira”, convoca o dirigente sindical.

O ato público da educação também pedirá o fim da punições aos educadores/as. Eles estão sendo penalizados pelo governo com a retirada de aulas, corte de salários e processos disciplinares por participarem de mobilizações ou por cumprirem afastamentos por motivo de saúde.

Transporte e hospedagem

O transporte e a hospedagem dos educadores/as que participarão do ato em Curitiba nesta terça-feira serão custeados pelo sindicato. As hospedagens serão na Casa da APP e em hotéis, se for necessário. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail fozdoiguacu@app.com.br ou pelo telefone (45) 3027-1893 (a partir das 14h de segunda-feira).